Diversão e Arte

Marcos Valle traz repertório com clássicos a canções de novos CDs em show

O músico se apresenta nesta sexta-feira, no Clube do Choro

Irlam Rocha Lima
postado em 12/03/2015 08:05
Samba de verão é o trabalho mais recente do músico
Há um consenso quanto à música brasileira mais gravada em todo o mundo. Quase ninguém tem dúvida que é Garota de Ipanema, a icônica canção de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, uma espécie de hino da bossa nova. Alguém sabe qual é segunda nesse ranking? Pois bem, Marcos Valle garante que é Samba de verão, parceria dele com o irmão Paulo Sérgio Valle.

[SAIBAMAIS]Segundo o compositor, existem algo em torno de 500 registros desse clássico da MPB, composto em 1964 e gravado inicialmente pelo pianista Walter Wanderley. Entre os brasileiros, Sérgio Mendes, Caetano Veloso, Emílio Santiago, Leny Andrade e Bebel Gilberto são alguns dos que a incluíram em seus repertórios; enquanto no exterior, nomes destacados do jazz, como as cantoras Sarah Vaughan, Diana Krall e o pianista Oscar Peterson a recriaram a partir da versão Summer samba, de Norman Gimbel.

Marcos que, depois de longa ausência dos palcos brasilienses, estará de volta na próxima sexta-feira, para show no Clube do Choro, conta que Samba de verão pode ser ouvido na abertura do filme Blissfully yours (em português Eternamente sua), do diretor tailandês Apichatpong Weerasethakulll, vencedor do Festival de Cannes de 2012; e na trilha da produção norte-americana Analyse this (Máfia do divã), de Harold Ramis, com Robert de Niro e Billy Crystal.

A matéria completa está disponível , para s. Para , clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação