Distrito Federal

Ibaneis assina ordens de serviço para obras de educação e infraestrutura

As s ocorreram na manhã desta sexta-feira (22/9), durante evento de celebração dos 67 anos da Novacap. Além disso, o governador visitou o Viveiro I da companhia, que foi revitalizado

Governador Ibaneis Rocha (MDB) autoriza obras de saúde, educação e infraestrutura e entrega novo espaço multiuso da Novacap -  (crédito: Renato Alves/ Agência Brasília)
Governador Ibaneis Rocha (MDB) autoriza obras de saúde, educação e infraestrutura e entrega novo espaço multiuso da Novacap - (crédito: Renato Alves/ Agência Brasília)
postado em 22/09/2023 14:14

O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou, na manhã desta sexta-feira (22/9), ordens de serviço para obras de 26 módulos escolares em diversas regiões do Distrito Federal, para a construção da rede subterrânea de energia elétrica para quiosques localizados no Setor Hospitalar Local Sul (SHLS) e para a obra da 2ª etapa na Ponte Honestino Guimarães, no Lago Sul. As s ocorreram durante evento de celebração dos 67 anos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), que ficará responsável pelas obras e construções.

Ibaneis destacou que a empresa é essencial para o DF. “Tudo que nós vemos na cidade hoje, os jardins, as calçadas e todo o cuidado que existe é feito exatamente pela Novacap, sem contar as grandes obras”, enfatizou. O governador comentou ainda sobre a liberação pelo Tribunal de Contas para construção de dois hospitais, também terão as obras feitas pela companhia”, detalhou.

O governador anunciou ainda que será construída uma unidade hospitalar no Gama. “Ano que vem, a gente deve também lançar o Hospital do Gama, para que a gente possa ter todo esse sistema de saúde funcionando”, destacou.

As obras dos módulos escolares ocorrerão nas regiões de Sobradinho, Brazlândia, Ceilândia, São Sebastião, Planaltina e Paranoá. Na ocasião, Ibaneis também assinou ordens de serviço para reforma e ampliação da unidade básica de saúde da Penitenciária Feminina, para registro de preços para fornecimento de equipamentos e construção de bases para a implantação de Academia Universal ao Ar Livre, Pontos de Encontro Comunitário (PECs) e Multi-exercitadores, que serão instalados em diversos locais da capital, além de ordem para construção de bases para implantação de parquinhos infantis.

Localizado no Park Way, Ibaneis também visitou o Viveiro I da Novacap, que ou por uma revitalização, onde foram construídas cinco estufas agrícolas com irrigação automatizada. Além disso, o governador entregou o novo prédio, que servirá de refeitório para os técnicos do Departamento de Parques e Jardins (DPJ), na sede do órgão, na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia).

Presidente da Novacap, Fernando Leite destacou que o Viveiro I é o berço de todas as plantas que estão nas ruas da cidade. “Nós produzimos todas as flores, os vasos e os arbustos. Temos uma produção de 50 mil a 100 mil mudas por semana, além disso, plantamos 100 mil mudas de árvores por ano”, comentou.

Para Fernando Leite, o Viveiro I estava abandonado e necessitava de uma grande reforma de revitalização. “Estamos entregando para a cidade e para a comunidade um viveiro totalmente revitalizado com várias estufas com sistema de irrigação automática”, ressaltou.

Novacap

A Novacap foi criada em 19 de setembro de 1956, pelo então presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, e completou 67 anos nesta semana. A finalidade da companhia era gerenciar e coordenar a construção de Brasília.

Atualmente, as principais atividades da Novacap são de elaboração, análise e aprovação de projetos; execução, fiscalização e gerenciamento de obras e serviços de engenharia, arquitetura, urbanização, drenagem pluvial, pavimentação, além de conservação de áreas verdes com paisagismo no Distrito Federal.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail [email protected]

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação