Olhar para si mesmo pode identificar adoecimento mental

Joyce Avelar comenta sobre a importância de debater sobre saúde mental e de olhar para o cotidiano

"A saúde mental está diretamente ligada ao nosso bem-estar", afirma a especialista Joyce Avelar - (crédito: Minervino Júnior)

Na tarde desta terça-feira (24/9), o Correio promove debate sobre a temática “Saúde Mental: uma conversa sobre qualidade de vida e bem-estar”. O primeiro fala sobre prevenção, percepção e tratamento em saúde mental. A mestre em psicologia clínica e cultura pela Universidade de Brasília (UnB) falou sobre a importância desse debate e deu dicas de como as pessoas podem perceber que estão adoecendo mentalmente.

"É importante pensar que a saúde mental não tem que ser discutida somente no Setembro Amarelo, mas que é um tema que permeia nosso cotidiano, nosso dia a dia e está diretamente ligada ao nosso bem-estar", destaca Joyce Avelar.

A especialista explica que olhar para si, o cotidiano e as relações com outras pessoas pode ser um o importante para identificar um adoecimento mental. "A maior parte da população brasileira vive um cotidiano muito massacrante, em que pensar sobre saúde mental, pensar sobre o próprio bem-estar, às vezes vai ficando em segundo plano", pontua.

Programação

O segundo terá como tema o “SUS e a rede de atenção psicossocial”. Encerrando os trabalhos, autoridades e especialistas vão discutir sobre “Saúde mental no Brasil e os impactos da atualidade”.

 *Estagiário sob a supervisão de Márcia Machado

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail [email protected]

postado em 24/09/2024 15:22 / atualizado em 24/09/2024 15:27
x