
Por Roberta Leite*
Um novo fluxo de atendimento para o Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) foi definido pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Alguns setores serão realocados e pacientes redirecionados, enquanto são realizadas reformas no centro obstétrico.
Por conta de rachaduras e infiltrações no solo, identificadas pela Defesa Civil, o centro obstétrico ará por obras. Após a realocação dos espaços e o remanejamento de pacientes, os reparos serão iniciados.
As novas diretrizes de fluxo de atendimento para gestantes e recém-nascidos têm como principal objetivo a preservação da integridade dos usuários, profissionais de saúde e familiares.
O remanejamento das instalações do centro obstétrico incluem consultórios, salas de pré-parto e exames, para outra área do hospital. A UTI Neonatal também será removida e ará a funcionar na nova unidade de cuidados intermediários neonatais Canguru.
Segundo a Secretaria de Saúde, todas as remoções e transferências de pacientes serão feitas com responsabilidade e segurança, conforme protocolos e o Manual de Práticas de Segurança do Paciente.
* Estagiária sob a supervisão de Márcia Machado
Saiba Mais