Fauna ameaçada

Tamanduá-bandeira salvo do tráfico animal é solto na Chapada Imperial

Segundo a assessoria da reserva ecológica, os resgates desses animais têm sido recorrentes, com quase mil reintroduções do começo do ano até hoje

Profissionais do Ibama realizaram a soltura do tamanduá-bandeira -  (crédito: Material cedido ao Correio)
Profissionais do Ibama realizaram a soltura do tamanduá-bandeira - (crédito: Material cedido ao Correio)

Por Leonardo Rodrigues*

A natureza agradeceu, na manhã desta sexta-feira (07/3), aos profissionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O motivo foi a soltura de um tamanduá-bandeira em uma área protegida da Chapada Imperial. O animal silvestre foi alvo de contrabando.

De acordo com a assessora de marketing da reserva ambiental, Mariana Imperial, o processo não deu trabalho para os agentes. “A soltura foi tranquila e não houve necessidade do uso de sedativos. O tamanduá-bandeira estava dormindo no momento da soltura, mas isso foi apenas um comportamento natural, sem o uso de qualquer substância”, destacou.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Em material cedido ao Correio, é possível ver o animal se readaptando na mata. Confira o vídeo:

Conforme o artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, é crime matar, perseguir, caçar, apanhar e utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização. A pena é de detenção de seis meses a um ano, além de multa, aumentada em 50% caso os animais sejam de espécies raras ou considerada ameaçada de extinção.

Caso aviste algum animal fora de seu habitat natural sendo vítima de alguma violação, ligue para (61) 3910-1965, para o 190. A sede do Batalhão Ambiental, batalhões da PM, viaturas ou equipe policial militar mais próxima farão o e. Qualquer pessoa pode solicitar a ajuda.

*Estagiário sob a supervisão de Eduardo Pinho

postado em 07/03/2025 18:39 / atualizado em 01/04/2025 16:58
x