
Por Marcelo Thompson Flores—Em evento realizado nesta quinta-feira (22/5), o Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou o lançamento oficial do Centro Integrado de Inteligência Artificial (CIIA). O novo centro de pesquisa e desenvolvimento é um projeto do GDF em parceria com o Instituto Hardware BR e visa aplicar a IA em diversos setores e trabalhar em colaboração com universidades, escolas, empresas e órgãos governamentais.
A vice-governadora, Celina Leão, destacou a importância da participação da indústria de tecnologia no projeto do GDF. “Nós vivemos um momento de transição de gerações, o conhecimento nunca para. Quero agradecer a todo o segmento de tecnologia no Distrito Federal, pelo que geram de receita e também pelo que vocês fazem pelo DF”, disse.
Celina também comentou o investimento feito na iniciativa. “O custo inicial é de R$ 5 milhões nessa primeira etapa, para contratação de professores e levantamentos de demandas, mas esse investimento pode aumentar para R$ 15 milhões.”
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular<
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman, também falou sobre como e onde vai funcionar o projeto. “O CIIA ficará localizado no Biotic, nosso parque tecnológico. E nós escolhemos três áreas fundamentais (Saúde, Segurança e Educação) para que possamos ajudar empresas desses segmentos.”
O CIIA é composto por um Núcleo de Gestão, responsável pela governança e estratégia, e pelos Núcleos de Inteligência Artificial (NIAs), que desenvolvem soluções setoriais.
Saiba Mais