
Arqueólogos encontraram fósseis de 36 espécies de vertebrados no fundo do mar entre ilhas da Indonésia. Entre os achados estão dois fragmentos de crânio de Homo erectus — ancestral humano que viveu entre 1,8 milhões e 117 mil anos — e 36 espécies de vertebrados.
"Chamamos essa área de Sundalândia. O Homo erectus poderia se dispersar do continente asiático para Java. A grande maioria de Sundalândia é agora um mar raso e, até agora, fósseis nunca haviam sido encontrados nessa área", cita o arqueólogo Harold Berghuis, em comunicado publicado em 16 de maio.
As novas descobertas mostram que o Homo erectus se espalhou ao longo dos principais rios da Indonésia. "Aqui eles tinham água, mariscos, peixes, plantas comestíveis, sementes e frutas o ano todo", diz Berghuis.
- Leia também: Como era o som dos dinossauros?
"Já sabíamos que o Homo erectus coletava conchas de rios. Entre nossas novas descobertas estão marcas de corte nos ossos de tartarugas aquáticas e um grande número de ossos quebrados de bovinos, que indicam caça e consumo de medula óssea", acrescenta o arquélogo.
A área de Sundalândia continuará sendo estudada. "Muitas vezes, apenas o material mais atraente é publicado nesse tipo de pesquisa, como fósseis de hominídeos. Apresentamos os resultados de nossos estudos em quatro artigos extensos e ricamente ilustrados, criando uma janela única para a Sundalândia submersa de 140.000 anos atrás", frisa Berghuis.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular