
A Academia de Cinema e Ciências Cinematográficas anunciou a criação de uma nova categoria para o Oscar: stunt design, na tradução literal “designer de dublê”, que vai premiar a pessoa que planeja, coreógrafa e organiza as sequências de ação nos longa-metragens. A categoria está prevista para entrar em vigor na 100ª cerimônia da premiação, prevista para 2028. Ou seja, os filmes lançados em 2027 serão os primeiros elegíveis à estatueta.
Leia também: Com 6 novos episódios, 7ª temporada de Black Mirror chega à Netflix
Segundo o Bill Kramer, CEO da Academia, os dublês:“são uma parte fundamental dos filmes desde o início do cinema”. Enquanto a presidente da Academia Janet Yang reforça que eles estão orgulhosos de “honrar o trabalho inovador feito por esses profissionais", e parabeniza-os pelo comprometimento e dedicação com a conquista da categoria. Ambas as falas foram disponibilizadas em comunicado à imprensa.
Leia também: Patti Smith lança novo livro em comemoração aos 50 anos do 1º álbum
Antes do Oscar, apenas o Prêmio do Sindicato dos Atores reconhecia profissionais da área. A categoria na premiação mais importante do cinema era muito pedida, o que foi comentado na cerimônia de 2024, quando Emily Blunt e Ryan Gosling homenagearam os profissionais ao apresentarem uma das categorias. Os dois estrelaram O dublê, longa que mostra o dia a dia desses trabalhadores, além de valorizar o papel deles no cinema.
Leia também: Netflix anuncia elenco de nova adaptação de Orgulho e preconceito
Os pormenores das regras de elegibilidade serão decididos e divulgados em um futuro próximo pela Academia. A última categoria criada para a premiação foi Achievement in Casting, que celebra os feitos de diretores de elenco. Ela será realizada pela primeira vez na 98ª cerimônia, em 2026.
Saiba Mais