
Nesta segunda-feira (12/5), a Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) abre a programação de aniversário de 47 anos com a exibição gratuita do aclamado filme palestino Sem chão. A sessão é das 18h30 às 21h, no auditório da ADUnB, no campus Darcy Ribeiro. Será seguida de um debate com convidados.
- Leia também: Ney Matogrosso revela emoção com filme ‘Homem com H’
Vencedor do Oscar de 2025, na categoria de Melhor Documentário, Sem chão foi produzido em 2024 e retrata a destruição da comunidade palestina de Masafer Yatta, na Cisjordânia ocupada, pelas forças israelenses. A direção é assinada por um coletivo de quatro ativistas, Basel Adra, Hamdan Ballal, Yuval Abraham e Rachel Szor, com coprodução entre Palestina e Noruega.
A sessão promove um debate mediado pelo professor aposentado do Instituto de Artes da UnB e integrante do Grupo de Trabalho de Comunicação, Cultura e Arte da ADUnB, José Mauro Barbosa Ribeiro. Também foram convidados Keithe Hamid, Heloisa Vilela, Muna Odeh e Alfredo Feres. José Mauro reforça a importância do filme no contexto político atual e o papel da ADUnB em promover atividades que contribuam com a reflexão crítica. “Acompanhamos com preocupação a escalada da violência e as graves violações cometidas contra o povo palestino. Entendemos que o cinema, especialmente obras como essa, tem um papel fundamental na sensibilização da sociedade e na construção de um pensamento político sobre o tema.”
Serviço
Sem chão
Nesta segunda-feira (12/5), às 18h30, no Auditório da ADUnB (Casa do Professor — Campus Darcy Ribeiro da UnB). Entrada gratuita