Apesar de ser reconhecido pelo trabalho musical, que lhe rendeu mais de 30 discos, o interesse de Rogério Skylab pela literatura é “anterior à música”. Em Homem-Urubu, Skylab se lança à prosa ficcional em livro de contos com influências de Samuel Beckett, Franz Kafka e Tom Jobim. Evento gratuito, na Biblioteca Demonstrativa (BDB), traz o músico e escritor a Brasília neste sábado (17/5), às 18h.
leia também: Cantora Japinha relança hit 'Romance desapegado' nas plataformas digitais
“Esse é um pássaro que sempre me despertou interesse”, diz Skylab a respeito do urubu. No conto que dá nome ao livro, a fusão entre homem e pássaro representa o caráter misto do insólito e da beleza dessa figura, que voa mas não consegue cantar.
“É uma imagem que aparece desde o meu primeiro disco. Não se pode esquecer de Tom Jobim [Urubu (1976)]. Este pássaro possui diferentes simbologias, mas para mim está ligado principalmente a um estranhamento”, ressalta Skylab. “A arte tem a capacidade de abordar o impossível”, completa.
Leia também: Cia. Novos Candangos oferece peça infantil gratuita para cinco RA's do DF
Diálogos “entre música e literatura” e “dimensão político social”, como na história de compositor francês que mora na Rocinha e fracassa ao tentar compor um samba ou em outra, na qual Clark Kent a por experiência no sistema carcerário brasileiro, revelam a multiplicidade das obras, que foram escritas em diferentes momentos da vida de Skylab.
Leia também: Exposição Desassossego tem visita guiada no Espaço do Servidor nesta quinta
O lançamento do livro, em Brasília, ocorre na Biblioteca Demonstrativa neste sábado (17/5), às 18h. Na sequência, às 20h, Skylab realiza show na Infinu Comunidade Criativa, na 506 Sul.
Serviço
Sábado (17/5), às 18h, lançamento do livro Homem-Urubu na Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Morreira Salles (506/507 Sul). Entrada franca.
*Estagiário sob supervisão de Nahima Maciel