
Os analistas do mercado financeiro aumentaram as expectativas para a inflação deste ano, segundo o último relatório do Boletim Focus, divulgado na manhã desta segunda-feira (10/4), pelo Banco Central. Os especialistas projetam um aumento de 5,98% do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no final de 2023, o que representa um aumento de 0,02 pontos percentuais, em relação à semana ada.
Na semana em que o governo Lula completa 100 dias, os investidores ainda estão na expectativa para o resultado do IPCA de março, que sairá amanhã. De acordo com o relatório trimestral, divulgado pelo Banco Central no fim do último mês, a previsão de inflação para março é de 0,87%. Em fevereiro, o IPCA acumulado de 12 meses revelou um aumento de 5,60% nos preços, durante o período.
- Lula no Planalto: "Se a meta da inflação está errada, mude-se a meta";
- Inflação assusta e deixa itens consumidos na Páscoa até 12% mais caros;
- Saiba como driblar a insegurança na hora de investir seu dinheiro;
PIB maior
O Boletim Focus desta semana ainda revelou um aumento nas previsões para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2023, de 0,90% para 0,91%. Há quatro semanas, a expectativa era de 0,89% para os analistas do mercado. Mesmo assim, para os anos seguintes, as projeções pioraram significativamente, em relação à última semana. Com diminuição 0,04 pontos percentuais, tanto para 2024, quanto para 2025, o PIB deve crescer 1,44% e 1,76%, respectivamente.
Não houve variação nas projeções para a Taxa Selic e para o câmbio do dólar norte-americano. A taxa do Banco Central para definir os juros deve encerrar 2023 aos 12,75% ao ano. Atualmente, ela está em 13,75%. Já a expectativa para o dólar comercial é que a moeda encerre o ano, com valor de venda estimado em R$ 5,25.
*Estagiário sob a supervisão de Thays Martins
Saiba Mais
Economia
Empresários que se arrependem de ter deixado de ser empregados
Economia
Governo Lula quer atrelar despesas de saúde e educação a gasto por habitante
Economia
45% dos brasileiros são contra privatizações, aponta pesquisa do Datafolha
Economia
"É preciso usar receita recorrente", diz secretário do Tesouro Nacional
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail [email protected].