futebol internacional

Nos pênaltis, City vence United e é campeão da Supercopa Inglesa

 Mount (segundo à esquerda) disputa a bola com Haaland na decisão da Supercopa da Inglaterra

 Mount (segundo à esquerda) disputa a bola com Haaland na decisão da Supercopa da Inglaterra  -  (crédito: Foto: Justin Tallis/AFP via Getty Images)
 Mount (segundo à esquerda) disputa a bola com Haaland na decisão da Supercopa da Inglaterra - (crédito: Foto: Justin Tallis/AFP via Getty Images)

O Manchester City é o campeão da Community Shield, a Supercopa da Inglaterra, que abre oficialmente a temporada da elite inglesa. Neste domingo (10/8), em Wembley, venceu o Manchester United nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar. Os gols foram no segundo tempo. O United, que foi superior saiu na frente com Garnacho. Porém, aos 43 da etapa final, Bernardo Silva deixou tudo igual. Nas penalidades, triunfo do Manchester City por 7 a 6.

O Manchester City, atual tetracampeão inglês, jogou a Community Shield das ultimas temporadas e vinha de três derrotas seguidas (para Leicester, Liverpool e Arsenal). Assim, recupera a hegemonia da competição, o que não acontecia de de 2019. Foi a  sua sétima conquista. O Manchester United é o maior campeão, com 21. Mas não leva desde 2016.

Legião brasileira

No City, o goleiro Ederson, que enfim confirmou que seguirá no clube, começou com titular e fez boas defesas, defendeu uma cobrança de pênalti e acertou a sua. Já Savinho, que veio do Girona, fez seu primeiro jogo com a camisa dos Citizens diante do público inglês. Ele começou no banco e entrou no segundo tempo, mas participando do gol de empate e acertou a sua cobrança de pênalti. No United, Casemiro foi titular e fez ótimo jogo. Também acertou a sua cobrança.

Primeiro tempo

Os primeiros 45 minutos foram de estudos e poucas chances. O Manchester City tinha boa pegada atacando com Doku pela esquerda e o United conseguia algum sucesso em trocas rápidas de bola. Mas chances mesmo foram apenas duas. Uma do City, um chute de McAtee na trave após erro de e de Lisandro Marques. E uma troca de es que terminou com Diallo recebeundo de Casemiro em triangulação, porém, tentando e em vez de chutar quando estava na cara do gol.

United na frente

O United voltou melhor para o segundo tempo. Chegou a fazer um gol com Bruno Fernandes, uma pintura de fora da área, mas anulado por impedimento. Mas, aos 30, lamentou demais  uma chance desperdiçada. Num contra-ataque, Bruno Fernandes lançou Garnacho pela direita e este cruzou para Rashford, livre na marca do pênalti. Era chutar e correr para a torcida. Contudo, chutou na trave direita de Ederson. Muito superior, o United enfim chegou ao gol aos 35.  Após recuperar a bola na lateral direita, Collyer tocou para o uruguaio Pellistri. Este lançou  Garnacho que levou a bola, entrou na área e chutou no canto de Edeson após sair de dois marcadores.

City empata em cima da hora

O United era melhor. Contudo, o City arrancou o empate aos 43.  Savinho tocou para Bobb, que foi ao fundo pela direita e cruzou. Bernardo Silva, que entrara pouco antes, ganhou no alto de Pellistri e, de cabeça, deixou tudo igual. Assim, após oito finalizações sem direção, o City fazia 1 a 1 na primeira que foi ao alvo. E isso com 88 minutos de bola rolando. Dessa forma, decisão para os pênaltis. Enfim o City acabou com o seu jejum na Supercopa.

Nos pênaltis

City: De Bruyne, Haaland, Savinho, Ederson, Matheus Nunes, Rúben Dias e Akanji marcaram para o City; Onana defendeu a cobrança de Bernardo Silva;

United: Bruno Fernandes, Dallot, Garnacho, Casemiro, McTominay, Lisandro Martínez, marcaram; Ederson defendeu a cobrança de Sancho; Evans isolou.

Manchester City 1×1 Manchester United (City 7 a 6 nos pênaltis)

Community Shield (supercopa inglesa)
Data: 10/8/2024
Local: Wembley, Londres (ING)
MANCHESTER CITY: Ederson; Rico Lewis, Rúben Dias, Akanji e Gvardiol (Aké, 45’/2ºT); Kovacic; O’Reiley (Matheus Nunes, 18’/2ºT), Oscar Bobb (De Bruyne, 44’/2ºT), e McAtee (Bernardo Silva, 35’/2ºT); Haaland e Doku (Savinho, 18’/2ºT). Técnico: Pep Guardiola.
MANCHESTER UNITED: Onana; Dalot, Maguire (Pellistri, 14’/2ºT), Evans e Lisandro Martínez;  Casemiro, Mainoo (Collyer, 14’/2ºT), Diallo (Garnacho, 14’/2ºT) e Mount (McTominay, 14’/2ºT); Bruno Fernandes e Rashford (Sancho, 38’/2ºT). Técnico: Erik ten Hag.
Gols: Garnacho, 36’/2ºT (0-1)
Árbitro: Jarred Gillett
VAR: Peter Bankes
Cartões amarelos: Matheus Nunes (MCT)

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail [email protected]

Redação Jogada10
postado em 10/08/2024 13:27
x