Tênis

João Fonseca vence Navone de virada e vai às semifinais do ATP de Buenos Aires

Tenista brasileiro conquista a temporada do esporte em 2025

Brazil's Joao Fonseca returns to Atgentina's Mariano Navone during their quarterfinal tennis match of the ATP 250 Argentina Open in Buenos Aires on February 14, 2025.  -  (crédito: Juan Mabromata/AFP)
Brazil's Joao Fonseca returns to Atgentina's Mariano Navone during their quarterfinal tennis match of the ATP 250 Argentina Open in Buenos Aires on February 14, 2025. - (crédito: Juan Mabromata/AFP)

O tenista brasileiro João Fonseca deu mais um grande o num fantástico início de temporada de 2025 e se classificou nesta sexta-feira (14) para as semifinais do torneio ATP de Buenos Aires ao vencer o argentino Mariano Navone, depois de salvar dois match-points de vantagem sobre o adversário das quartas de final.

Fonseca, de 18 anos e 99º colocado do ranking, conseguiu a virada em uma partida adversa em muitos momentos, e ainda salvou os dois match-points quando perdia por 5-3 e 15-40 com seu saque no terceiro set.

Mas o carioca jogou em alto nível a partir de então e venceu quatro games consecutivos conquistando uma grande vitória por 3-6, 6-4 e 7-5 sobre o número 47 do mundo em duas horas e 55 minutos de jogo.

Campeão do Next Gen Finals em dezembro ado e com uma vitória sobre Andrey Rublev – número 9 do ranking – no Aberto da Austrália, Fonseca é o primeiro brasileiro nas semifinais do torneio de Buenos Aires em 22 anos, desde que o lendário Gustavo Kuerten – campeão em 2001 – chegou a essa fase em 2003.

"Foi muito difícil mentalmente. Mas trabalhamos para vencer, eu fui lutando. Nos match-points [contra ele] é preciso ter coragem, e também um pouco de sorte, mas também fazer aquilo pelo que você trabalhou. Estou muito feliz com a vitória", disse Fonseca após a vitória.

O carioca vai enfrentar na semifinal de sábado o sérvio Laslo Djere (112º), que evitou um duelo entre compatriotas ao vencer o brasileiro Thiago Seyboth Wild com parciais de 7-6 (7/3) e 6-3, em uma hora e 38 minutos de jogo. 

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

"Significa muito para mim, já fazia muito tempo que não vencia cinco jogos seguidos. Isso me dá muito mais confiança e no meu jogo. Coloquei muita pressão em mim mesmo para tentar voltar ao top 100, tentei jogar bem e recuperar o nível que tive em outros momentos", destacou Djere.

Além disso, a organização do torneio anunciou que Musetti, 16º do ranking, desistiu da competição devido a uma lesão na panturrilha direita, e com isso o espanhol Pedro Martínez (41º) avançou diretamente para as semifinais.

Martínez, que também será semifinalista pela primeira vez em Buenos Aires, aguarda o vencedor da partida que será disputada à noite entre o alemão Alexander Zverev, número 2 do mundo e primeiro cabeça de chave, e o argentino Francisco Cerúndolo (28º), quinto cabeça de chave da competição.

--- Resultados desta sexta-feira do ATP de Buenos Aires

- Quartas de final:

Pedro Martínez (ESP) x Lorenzo Musetti (ITA/N.3) não se apresentou

Joao Fonseca (BRA) x Mariano Navone (ARG) 3-6, 6-4 7-5

Laslo Djere (SRB) x Thiago Seyboth Wild (BRA) 7-6 (7/3), 6-3

 

AFP
postado em 14/02/2025 21:23
x