
As principais duplas de vôlei de praia do mundo aram pelo Distrito Federal no último fim de semana, mas agora os melhores do Brasil assumem o show. De terça-feira (23/4) a domingo (27/4), Brasília será palco para a terceira etapa do circuito brasileiro da modalidade, no Parque da Cidade Sarah Kubitschek. O público pode acompanhar de forma gratuita a chave do aberto e a do Top-16, que reúne os homens e mulheres craques da areia.
O DF estará representado por alguns nomes. Entre os homens, os melhores classificados são Gabriel Santiago e Felipe, sextos no ranking nacional, enquanto entre as mulheres a candanga Ângela joga ao lado da cearense Larissa e juntas são as oitavas na lista.
Além deles, o destaque no masculino é para Arthur e Adrielson, líderes do ranking nacional e campeões da última etapa, em Saquarema, no Rio de Janeiro. Eles, inclusive, ficaram com o título brasileiro em 2024 e são os nomes a serem batidos. Saymon e George, vencedores na etapa de Navegantes, em Santa Catarina, são postulantes de peso. Entre as mulheres, Thâmela e Vic, que ficaram com o troféu em solo carioca, lideram o ranking. Quem segue de perto é Elize Maria/Carol Horta e Talita/Taiana.
Campeões da etapa do circuito mundial de Brasília em 2024 e presentes nas Olimpíadas de Paris-2024, Ana Patrícia e Duda estão inscritas, assim como Evandro e Arthur Lanci. A tendência é que ambos participem do torneio nacional, mas a confirmação será apenas após a definição da tabela.
O primeiro compromisso do evento no DF é o torneio de classificação do aberto, a partir de terça (23/4). São 36 duplas iniciais, tanto no masculino quanto no feminino, para decidir os oito que avançam para completar a chave principal. Lá estarão esperando os seis melhores pares do ranking de cada categoria e mais dois convidados. É feita uma fase de grupos e depois mata-mata, com decisões marcadas para sábado (26/4).
No Top-16 a logística é semelhante. Começando na sexta-feira (25/4), serão 13 duplas com vaga garantida via ranking, além do time campeão do aberto e outros dois convidados, totalizando 16 pares. Eles são divididos em grupos de quatro e, após dois jogos, os líderes avançam para as quartas, enquanto os segundos e terceiros fazem uma etapa de oitavas de final. O torneio segue em partidas únicas eliminatórias até a final, no domingo (27/4).
O público pode acompanhar tudo de graça, mediante a apresentação de ingressos retirados na plataforma Sympla.
Programação
Quarta-feira (23/4) – qualificatórias do aberto, de 8h às 18h
Quinta-feira (24/4) – grupos e oitavas do aberto, de 8h às 18h
Sexta-feira (25/4) – fase de grupos do Top-16 e quartas e semis do aberto, de 8h às 18h30
Sábado (26/4) – semifinais e finais do aberto, de 8h15 às 12h35, e semifinais do Top-16, de 15h30 às 19h30
Domingo (27/4) – finais e disputa de terceiro lugar do Top-16, de 9h às 12h