
As inscrições para a Seleção Única Unificada (Sisu) abrem na próxima segunda-feira (22/1) e vão até quinta (25/1). Já o prazo de inscrição no Programa Universidade Para Todos (Prouni) é 22 a 25 de fevereiro. Os dois programas garantem o ao ensino superior por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os resultados das provas aplicadas em novembro do ano ado serão divulgados nesta terça-feira (16/1).
O Sisu vai ofertar 264.360 vagas, distribuídas em 127 instituições públicas. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a unidade com maior disponibilidade de ofertas, com 9.240 vagas. Em seguida, estão a Universidade Federal Fluminense (UFF), com 8.788, e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 7.750. Os resultados do Sisu serão divulgados em 30 de janeiro. Confira aqui o número de vagas por instituição pública.
- Sisu 2024: instituições do DF vão oferecer mais de mil vagas
- Sisu, Prouni, Fies e cursos técnicos: o que fazer com minha nota do Enem
- Resultado do Enem 2023 sai hoje; veja como consultar notas
Quem pode participar
Para participar do processo seletivo do Sisu 2024 é necessário que o candidato tenha participado da edição de 2023 do Enem, não ter zerado a redação e não tenha participado do exame na condição de treineiro — que é o candidato que não concluiu o ensino médio e participa da prova para fins de autoavaliação.
Já o Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferece bolsas integrais ao estudante que possua uma renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. O benefício também pode abranger alunos que tenham renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. Neste caso, o Prouni banca 50% do valor do curso superior.
Além desses requisitos, todos os beneficiários do programa devem preencher pelo menos um critério listado pelo MEC:
- ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola;
- ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
- ser pessoa com deficiência; e
- ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.
O Enem também possibilita o ingresso em faculdades particulares via Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O programa disponibiliza financiamentos a futuros universitários. Assim como o Prouni, o Fies foi criado para estudantes que não possuem renda suficiente para bancar integralmente um nível superior. O Ministério da Educação ainda não divulgou um calendário oficial do programa, mas a expectativa é que os candidatos possam se inscrever em março.
Saiba Mais
-
Enem Enem não demoniza agro, diz presidente do Inep após acusações
-
Enem Estudante viaja 50km para fazer prova do Enem: "Não abro mão do sonho"
-
Enem Enem: segundo dia tem questões sobre TPM e matemática financeira
-
Enem Enem: prova tranquila e menos cansativa que no 1º dia, dizem estudantes
-
Enem Segundo dia de provas do Enem tem abstenção de 32%