UCRÂNIA

'Não tenho palavras': discussão entre Trump e Zelensky causa indignação na Ucrânia

Nas ruas de Kiev, a maioria das pessoas ouvidas pela AFP pensa como Shkanov e apoia Zelensky diante das críticas feitas por Trump, que pareceu estar mais em sintonia com o presidente russo, Vladimir Putin

O encontro entre os dois líderes em Washington terminou com Trump repreendendo Zelensky e o acusando de não ser grato o suficiente pela ajuda fornecida pelos Estados Unidos para conter a invasão russa iniciada em fevereiro de 2022 -  (crédito:  Getty Images via AFP)
O encontro entre os dois líderes em Washington terminou com Trump repreendendo Zelensky e o acusando de não ser grato o suficiente pela ajuda fornecida pelos Estados Unidos para conter a invasão russa iniciada em fevereiro de 2022 - (crédito: Getty Images via AFP)

"Não tenho palavras", diz o ucraniano Roman Shkanov, que trabalha em um escritório, surpreso e indignado após a discussão desta sexta-feira entre os presidentes Volodymyr Zelensky e Donald Trump na Casa Branca.

"Que um país tão forte adote uma postura tão fraca e apoie ditaduras... Que, em suma, beije os seus pés...", lamentou Shkanov, 32, ainda sem acreditar no ocorrido horas antes. "Ele defendeu totalmente os nossos interesses, não deixou que nos arrastassem para uma espécie de escravidão", disse, sobre Zelensky.

O encontro entre os dois líderes em Washington terminou com Trump repreendendo Zelensky e o acusando de não ser grato o suficiente pela ajuda fornecida pelos Estados Unidos para conter a invasão russa iniciada em fevereiro de 2022.

Nas ruas de Kiev, a maioria das pessoas ouvidas pela AFP pensa como Shkanov e apoia Zelensky diante das críticas feitas por Trump, que pareceu estar mais em sintonia com o presidente russo, Vladimir Putin.

"Você não pode ficar calado" quanto Trump e Vance "dizem essas bobagens", comentou Valentin Burianov, 26. Ele "fez o que deveria", afirmou, sobre Zelensky.

  • Apesar de estar insatisfeito com as negociações de paz conduzidas pelos EUA e pela Rússia, Zelensky tem cedido em alguns pontos
    Apesar de estar insatisfeito com as negociações de paz conduzidas pelos EUA e pela Rússia, Zelensky tem cedido em alguns pontos SAUL LOEB / AFP
  • As rochas cretáceas de Bilokuzmynivka, na região de Donetsk e Luhansk, abrigam alguns dos minerais mais valiosos da Ucrânia
    As rochas cretáceas de Bilokuzmynivka, na região de Donetsk e Luhansk, abrigam alguns dos minerais mais valiosos da Ucrânia Getty Images
  • Trump e Zelensky discutem na Casa Branca durante reunião
    Trump e Zelensky discutem na Casa Branca durante reunião Getty Images via AFP
  • Trump mencionou em diversas ocasiões que a guerra não teria começado sob sua presidência
    Trump mencionou em diversas ocasiões que a guerra não teria começado sob sua presidência AFP
  • Trump criticou Zelensky e o expulsou da Casa Branca depois de um desentendimento verbal no Salão Oval
    Trump criticou Zelensky e o expulsou da Casa Branca depois de um desentendimento verbal no Salão Oval AFP

Esperança desfeita

A médica Anna Plachkova, 26, ressaltou em Kiev que todos os ucranianos "estão muito agradecidos e muito cientes do que as pessoas de outros países sacrificam para oferecer assistência à Ucrânia. Trump tocou em um ponto sensível aqui, é uma acusação muito grave dizer que somos ingratos."

Os Estados Unidos forneceram à Ucrânia mais de US$ 60 bilhões em ajuda militar desde o começo da invasão russa, segundo dados oficiais.

A notícia da discussão na Casa Branca preocupa Anna: "O apoio dos Estados Unidos é muito importante. A discussão pode ter um grande impacto na nossa situação e no curso da guerra."

Lilia Ivanova, 22, tem o mesmo medo. "Sinto que nada disso é bom. O que está acontecendo não é bom para a Ucrânia", lamentou a jovem, que acreditava que Trump poderia trazer a paz para o seu país: "Tínhamos esperança de que a guerra terminaria em uma semana, em três meses, em um ano... Tínhamos alguma esperança com Trump, mas ela está se desfazendo."

Barbara WOJAZER
BW
postado em 01/03/2025 07:35
x