
O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, do Partido Trabalhista, conquistou a reeleição neste sábado (3/5), segundo emissoras locais.
A vitória de Albenese é, em parte, atribuída ao efeito Trump, já que seu opositor, Peter Dutton, foi criticado durante a campanha por ter ideologia semelhante à do presidente dos Estados Unidos.
Dutton, que é líder do Partido Liberal e um ex-policial conhecido como linha-dura contra o crime e a imigração, reconheceu a derrota.
Ele perdeu o assento que ocupou em Dickson, no subúrbio de Brisbane, para a trabalhista Ali .
"Não fomos bem o suficiente nesta campanha... Assumo total responsabilidade por isso. Anteriormente, parabenizei o primeiro-ministro e lhe desejei tudo de bom", reconheceu Dutton.
Dutton também parabenizou Ali , do Partido Trabalhista, que conquistou sua base em Dickson. "Ela fará um bom trabalho como deputada local".
Em seu discurto de vitória, Albanese agradeceu que "nestes tempos incertos, o povo australiano tenha depositado sua confiança no Partido Trabalhista mais uma vez".
O primeiro-ministro disse que "voltará ao trabalho amanhã", e acrescentou que sua equipe "assumirá esta tarefa com nova esperança, nova confiança e nova determinação".
"Porque juntos estamos virando a página e juntos estamos trilhando nosso caminho, sem ninguém ser retido e ninguém ser deixado para trás."
Esta reportagem está em atualização.
