MERCADO

Trilionário Warren Buffett anuncia aposentadoria

Dono do conglomerado Berkshire Hathaway será sucedido por Greg Abel como CEO da companhia norte-americana

Aos 94 anos, Warren Buffett anuncia aposentadoria da Berkshire Hathaway; Greg Abel será o novo CEO, e o
Aos 94 anos, Warren Buffett anuncia aposentadoria da Berkshire Hathaway; Greg Abel será o novo CEO, e o "Oráculo de Omaha" seguirá como conselheiro - (crédito: Johannes Eisele/AFP)

Aos 94 anos de idade, o investidor Warren Buffett, comandante do conglomerado Berkshire Hathaway, anunciou que irá se aposentar até o final do ano. O cargo de CEO da Berkshire — gigante financeiro construído por Buffet nos últimos 60 anos que vale US$ 1,1 trilhão — será sucedido por Greg Abel, empresário canadense.

O anúncio, proferido na 60ª reunião anual dos investidores da companhia, foi feito no sábado (3/5), na cidade de Omaha (Nebraska, EUA). Buffett, também conhecido como “Oráculo de Omaha”, criticou a política tarifária do presidente Donald Trump. Mesmo sem citar o nome do republicano, Buffett classificou as tarifas como um erro ."Não há dúvida de que o comércio pode ser um ato de guerra. Acho que isso levou a coisas ruins", disse.

A revelação da sucessão do investidor foi seguida por minutos de aplausos na CHI Health Arena, que sedia mais de 20 mil pessoas. “Acho que a hora chegou e Greg vai se tornar CEO da companhia até o fim do ano”, disse Buffett. “E quero transmitir essa recomendação aos diretores. Essa é a minha recomendação.” De acordo com o investidor, apenas os seus filhos sabiam da decisão.

Buffett ainda afirmou que não pensa em vender ações da Berkshire, mas as doará gradualmente ao ar do tempo. Um dos maiores conglomerados do mundo, a Berkshire istra cerca de 200 empresas (American Express, Apple, Bank of America, Coca-Cola e Chevron Buffett, por exemplo). Buffett assumiu o controle em 1965, quando era uma fabricante têxtil de médio porte.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Embora deseje ar o comando completo para Abel, Buffett antecipou que "ainda ficaria por perto e poderia eventualmente ser útil em alguns casos". Uma reunião com o conselho de istração do conglomerado será convocada no domingo (4/5), quando o investidor responderá perguntas sobre a decisão. 

postado em 04/05/2025 01:01 / atualizado em 04/05/2025 01:03
x