Mundo

Trump afirma que outros três reféns retidos pelo Hamas morreram em Gaza

Presidente dos Estados Unidos informou nesta terça-feira (6/5) sobre o falecimento dos indivíduos durante uma cerimônia na Casa Branca. Restam 21 vivos

 Segundo Trump,
Segundo Trump, "(Restam) 21 (reféns vivos), além de muitos corpos de falecidos". A fala ocorreu durante a posse de seu enviado especial para o Oriente Médio, Steve Witkoff. - (crédito: Jim WATSON / AFP)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou nesta terça-feira (6) que outros três reféns mantidos pelo Hamas na Faixa de Gaza morreram, restando vivos 21.

Durante uma cerimônia na Casa Branca, o mandatário relatou que, durante a recente visita de ex-reféns israelenses, soube que havia 24 reféns vivos, mas "hoje são 21, três morreram". Ele não deu mais detalhes. "[Restam] 21 [reféns vivos], além de muitos corpos de falecidos", comentou Trump durante a posse de seu enviado especial para o Oriente Médio, Steve Witkoff.

"Queremos tentar salvar o maior número possível de reféns", acrescentou. "É uma situação terrível." Em seu balanço mais recente, o Exército de Israel informou que 251 pessoas haviam sido sequestradas em outubro de 2023, das quais 58 ainda estão cativas em Gaza, incluindo 34 que, segundo o exército israelense, estão mortas.

Israel retomou sua ofensiva na Faixa de Gaza em 18 de março, pondo fim a uma trégua de dois meses que permitiu a entrada de ajuda humanitária em Gaza e a libertação de reféns em troca de prisioneiros palestinos detidos pelas autoridades israelenses.

A guerra entre Israel e o Hamas eclodiu após o ataque sem precedentes do movimento islamista no sul de Israel, em 7 de outubro de 2023, que deixou 1.218 mortos, a maioria civis, segundo uma contagem da AFP com base em dados oficiais israelenses. A ofensiva de Israel causou ao menos 52.567 mortes na Faixa de Gaza, em sua maioria civis, segundo dados do Ministério da Saúde de Gaza, considerados confiáveis pela ONU.

Por AFP
postado em 06/05/2025 20:47
x