
O novo papa, Leão XIV, escolhido no conclave que terminou nesta quinta-feira (8/5), fez o primeiro discurso para os fiéis na praça São Pedro e apresentou uma postura que deve seguir o movimento de acolhimento anunciado por Francisco.
Durante o discurso, o papa também agradeceu o papa Francisco e afirmou que seguiria a benção que o pontífice anterior começou no domingo de Páscoa antes da morte. "Deus nos quer bem, Deus nos ama a todos. O mal não prevalecerá. Estamos todos nas mãos de Deus. Portanto, sem medo, unidos com Deus, sigamos adiante", rogou.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
"Essa é uma paz de Cristo ressuscitado, uma paz desarmada, uma paz desarmadora, que provém de Deus. Deus nos ama a todos, incondicionalmente. Ainda ouvimos em nossos ouvidos aquela voz frágil, sempre corajosa do papa Francisco que abençoava Roma. O papa que abençoada Roma com a sua bençaõ ao mundo inteiro naquela manhã de Páscoa. Permita-me dar sequência àquela mesma benção", declarou.
O novo pontífice também pediu paz e fez um apelo pelo desarmamento em uma prece especial à Maria. O primeiro papa americano da Igreja Católica também convocou as fiéis a rezar uma Ave Maria e pedindo que a Mãe de Deus rogue e encaminhe o mundo pela paz.
"Somos discípulos de Cristo. Cristo nos precede, o mundo precisa da sua luz. A humanidade necessita de pontes. Ajudava-nos também vós a construir pontes. Obrigado papa Francisco".
O cardeal Robert Francis Prevost é o novo papa. O nome adotado é Leão XIV. Aos 69 anos, o norte-americano tornou-se o sucessor do papa Francisco nesta quinta-feira (8/5) e o primeiro pontífice dos Estados Unidos na história.