
O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) garante não temer ser alvo de possível processo de cassação do mandato que exerce na Câmara Federal. Parlamentares e partidos já pediram, ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa, uma punição a ele, que nesta semana fez um discurso de teor transfóbico em plenário.
"Se ocorre uma cassação, eu levanto 10 mil Nikolas no Brasil inteiro. Porque cassar o meu mandato... é lógico que é bom você ter o tempo de fala, continuar trabalhando ali, inclusive prestar respeito a quem lhe garantiu o voto. Só que a minha vida não acaba com uma cassação", disse o deputado, em vídeo divulgado por ele no Twitter nessa sexta-feira (11/3).
Seguimos. pic.twitter.com/hANZS2jc3E
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) March 10, 2023
Na quarta-feira (8), Nikolas vestiu uma peruca loira e subiu à tribuna do plenário da Câmara para ironizar mulheres trans. "As mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres", chegou a afirmar, instantes após se intitular de "deputada Nikole".
- Campanha pela cassação de Nikolas Ferreira chega a 260 mil s.
- "Ele fez um discurso criminoso", diz Duda Salabert sobre Nikolas Ferreira.
No vídeo publicado ontem, o parlamentar mineiro assegurou, ainda, não ter medo de outras punições, como eventual prisão.
"A única maneira deles me pararem, de fato, é inexistente. Quando olho, hoje, no TikTok, no Instagram e na juventude, vejo que os jovens entendem o que falo. É por isso que a esquerda está desesperada. Porque, no Dia Internacional das Mulheres, que seria usado como uma plataforma para divulgar pautas feministas, a pauta foi 'mulheres estão perdendo espaço para homens que se sentem mulheres'", falou.
Partidos da base de Lula defendem cassação
A cassação de Nikolas é defendida por partidos da base aliada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como PCdoB, PV, PSB, PDT, Psol e Rede. Petistas também concordam com a ideia. Deputada trans, Duda Salabert (PDT-MG) chegou a se reunir com o ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, para pleitear apoio de políticos governistas ao processo que pode culminar na perda do mandato do bolsonarista.
- Especialistas explicam possíveis consequências das falas de Nikolas Ferreira.
- Ana Paula Renault discute com Nikolas Ferreira em avião: "Decoro quebrado".
"Entendemos que imunidade parlamentar não blinda nenhum deputado de ato criminoso", sustentou a pedetista.
O Supremo Tribunal Federal (STF), por sua vez, recebeu notícia-crime por causa das declarações do deputado. Erika Hilton (Psol-SP), outra parlamentar trans, também defende a aplicação de sanções a Nikolas.
Uma petição virtual criada por ela, para angariar s em prol da cassação, tem mais de 280 mil subscrições.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.
Saiba Mais
-
Política Fernando de Noronha terá gestão compartilhada entre União e Pernambuco
-
Política Quem são os militares que tentaram reaver joias apreendidas pela Receita
-
Política Haddad: Estou pensando na Fazenda agora, não estou pensando em 2026
-
Política Moraes: Judiciário seguirá no combate a 'discursos de ódio, mentiras e loucuras'
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail [email protected].