Reforma ministerial

Lula dá boas-vindas a Gleisi como ministra: "Vem para somar"

O petista anunciou a presidente do Partido dos Trabalhadores na Secretaria de Relações Institucionais nesta sexta-feira (28/2)

Lula definiu Gleisi Hoffmann como substituta de Padilha na articulação política -  (crédito: Ricardo Stuckert / Presidência da República)
Lula definiu Gleisi Hoffmann como substituta de Padilha na articulação política - (crédito: Ricardo Stuckert / Presidência da República)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou nas redes sociais, nesta sexta-feira (28/2), uma mensagem de boas-vindas à Gleisi Hoffmann, atual presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), que assumirá a Secretaria de Relações Internacionais (SRI). A decisão do petista foi comunicada em nota, nesta manhã.

"A companheira e deputada federal Gleisi Hoffmann vai integrar o governo federal. Vem para somar na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, na interlocução do Executivo com o Legislativo e demais entes federados. O Alexandre Padilha assumirá o Ministério da Saúde. Bem-vinda e bom trabalho", disse Lula.

A atual presidente do PT vai deixar o posto com alguns meses de antecedência para chefiar a pasta responsável pela articulação com o Congresso Nacional. Até então, estava no cargo o ministro Alexandre Padilha, que vai migrar para a pasta da Saúde. Os dois irão assumir seus novos cargos em 10 de março. 

A confirmação do nome de Gleisi, que já era cotada para o cargo, ocorreu nesta manhã, por meio de nota divulgada pelo Palácio do Planalto. O presidente esteve com a deputada federal em seu gabinete para convidá-la à pasta.

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na manhã desta sexta-feira, 28 de fevereiro, com a deputada federal e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e a convidou para assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República”, anunciou a Presidência em nota.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Nesta semana, Lula também fez alterações no Ministério de Saúde, ao demitir Nísia Trindade e colocar Padilha em seu lugar. 

Mayara Souto
postado em 28/02/2025 14:47 / atualizado em 28/02/2025 15:12
x