Inflação

Governo chama produtores para discutir preço dos alimentos nesta quinta

Encontros são conduzidos no Palácio do Planalto pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.Governo Lula ainda estuda medidas que possam controlar a inflação dos alimentos

O vice-presidente Geraldo Alckmin ouve, na tarde desta quinta-feira (6/3), representantes de produtores de carnes, ovos, óleo de soja, álcool, açúcar e biocombustíveis -  (crédito: Cadu Gomes/VPR)
O vice-presidente Geraldo Alckmin ouve, na tarde desta quinta-feira (6/3), representantes de produtores de carnes, ovos, óleo de soja, álcool, açúcar e biocombustíveis - (crédito: Cadu Gomes/VPR)

O governo federal fará nesta quinta-feira (6/3) reuniões para discutir medidas que possam mitigar a alta no preço dos alimentos. Os encontros incluem uma reunião interna, com integrantes da equipe econômica, e outra externa, ouvindo representantes de associações dos produtores.

As reuniões ocorrem em meio à preocupação do governo com a inflação dos alimentos, com impacto negativo na aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar de discutir o tema desde o início do ano, a gestão ainda não apresentou medidas concretas para reduzir os preços.

A discussão será conduzida no Palácio do Planalto pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin. Pela manhã, a reunião inclui também os ministros Rui Costa (Casa Civil), Carlos Fávaro (Agricultura), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), bem como o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), além de secretários dessas pastas e do Ministério da Fazenda. 

  • Leia também: 84% dos brasileiros duvidam da queda nos preços de alimentos

À tarde, o governo ouvirá representantes de entidades como a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Sindicato da Indústria de Açúcar e do Álcool (Sindaçúcar), a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), entre outras organizações.

Medidas ainda estão em discussão

Após os encontros, o presidente Lula ainda deve se reunir com seus auxiliares para definir quais medidas serão adotadas pelo governo. As possibilidades incluem incentivos à produção de alimentos, como créditos para agricultores familiares e produtores, que podem ser incluídos no Plano Safra deste ano.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), principal indicador da inflação, os alimentos subiram 7,7% no ano ado, em relação ao ano anterior, alta causada principalmente por eventos climáticos extremos, como ondas de calor, secas e enchentes, que afetaram o país entre 2023 e 2024.

A expectativa dos produtores é que os preços apresentem algum alívio em 2025, já que é esperada uma safra recorde para este ano.

Victor Correia
postado em 06/03/2025 10:50
x