MEMÓRIA

Os personagens e locais que decidiram a Nova República

No especial 40 anos de democracia, o Correio apresenta lugares que foram cenários históricos da redemocratização

Personagens fundamentais e locais que decidiram a Nova República: Santuário Dom Bosco e Academia de Tênis -  (crédito: Luiz Marques/CB/D.A Press Gilberto Alves/CB/D.A Press)
Personagens fundamentais e locais que decidiram a Nova República: Santuário Dom Bosco e Academia de Tênis - (crédito: Luiz Marques/CB/D.A Press Gilberto Alves/CB/D.A Press)

Santuário Dom Bosco

Projetado pelo arquiteto Carlos Alberto Naves, a igreja homenageia o segundo padroeiro de Brasília, São João Bosco — que no século XIX teria profetizado a vinda da capital para o Planalto Central durante um sonho. istrada pela Congregação Salesiana, tornou-se santuário em 2017. É uma das Sete Maravilhas do Patrimônio Cultural da cidade. Tancredo Neves lá estivera, horas antes da internação, participando de uma missa solene — e segundo o médico e historiador Luís Mir em O Paciente — O Caso Tancredo Neves, o presidente não aparentou nenhum desconforto na cerimônia.

Hospital de Base

Inaugurado por Juscelino Kubitschek na data do seu aniversário, em 12 de setembro de 1960, inicialmente chamava-se Hospital Distrital e seria o núcleo de um sistema hospitalar, completado por unidades menores. O projeto é do arquiteto Oscar Niemeyer. Tancredo deu entrada por volta das 21h30, por recomendação do cirurgião Francisco Pinheiro Rocha, que o atende na Granja do Riacho Fundo e percebe que a situação piorara.

Granja do Riacho Fundo

Foi erguida para ser casa de veraneio dos presidentes. Na entrada principal, vê-se um de azulejos de Athos Bulcão. Nesse espaço teria sido elaborado o Ato Institucional 5 (que recrudesceu a ditadura) e o Pacote de Abril (que, entre outras medidas, criou o senador "biônico", devolveu à Arena o controle do Congresso e cancelou as eleições diretas para governador em 1978). Tancredo estava lá hospedado à espera da posse. Antes de ser removido ao Hospital de Base, ainda tentou que Renault Ribeiro o medicasse por lá — "Em casa não faço soro em ninguém, nem no presidente. Soro se aplica no hospital, onde é possível contornar possíveis complicações", disse o médico ante a contrariedade do presidente, de acordo com Luís Mir em O Paciente — O Caso Tancredo Neves.

Academia de Tênis

Aberta em 1972 pelo empresário José Farani, ficou conhecida por receber várias reuniões do governo de transição do ex-presidente Fernando Collor — e também por ser de onde Zélia Cardoso de Mello, já ministra da Economia, saiu para apresentar o plano de confisco das cadernetas de poupança. O local recebia eventos culturais, como o Festival de Cinema de Brasília. Na noite de 14 de março, o futuro ministro do Exército, general Leônidas Pires Gonçalves, lá estava em uma recepção promovida pelos militares para homenageá-lo.

Embaixada de Portugal

Começou a ser aberta em Brasília em novembro de 1960, com a inauguração do monumento ao Infante D. Henrique. O prédio de concreto aparente, cuja construção foi a partir de 1973, é projeto do arquiteto português Raul Chorão Ramalho. Guarda obras de renomados artistas portugueses, como o azulejista Querubim Lapa, o escultor Lagoa Henriques e o pintor Guilherme Camarinha. A cúpula do então PMDB participava de um evento em homenagem ao premiê português Mário Soares. Tão logo souberam da internação de Tancredo, foram em peso para o Hospital de Base.

Granja do Ipê

Atualmente compõe a Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) da Granja do Ipê. Está localizada próxima à Mesa de JK, no Riacho Fundo II, e é cercada pelos bairros do Riacho Fundo I e Park Way. Trata-se de um espaço de mata nativa do Cerrado. Porém, hoje é permanentemente acossada por grileiros — que invadem, desmatam e loteiam ilegalmente o terreno preservado. Em março de 1985, o jurista João Leitão de Abreu (C), então ministro do Gabinete Civil do governo Figueiredo, tinha lá uma chácara. Foi nela que se confirmou que Sarney tomaria posse na Presidência devido à impossibilidade de Tancredo. 

  • 14/03/1985. Crédito: Luiz Marques/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. O presidente da República, Tancredo Neves e sua esposa, Risoleta Neves, durante missa na igreja Dom Bosco.
CB, Neg.: F 338;
    14/03/1985. Crédito: Luiz Marques/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. O presidente da República, Tancredo Neves e sua esposa, Risoleta Neves, durante missa na igreja Dom Bosco. CB, Neg.: F 338; Foto: Luiz Marques/CB/D.A Press
  • 1985. Crédito: Gilberto Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. O presidente da República, José Sarney, é cumprimentado pelo ministro de Exército, Leônidas Pires Gonçalves, durante  do Projeto de Lei que estabelece incentivos fiscais para o setor cultural, observado por José Aparecido de Oliveira e o ministro Paulo Brossard.
CB, 05/06/1986. Primeiro Caderno, p. 22;
Localização no acervo físico: CB, Neg.: F 375; Pasta: F 375;
    1985. Crédito: Gilberto Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. O presidente da República, José Sarney, é cumprimentado pelo ministro de Exército, Leônidas Pires Gonçalves, durante do Projeto de Lei que estabelece incentivos fiscais para o setor cultural, observado por José Aparecido de Oliveira e o ministro Paulo Brossard. CB, 05/06/1986. Primeiro Caderno, p. 22; Localização no acervo físico: CB, Neg.: F 375; Pasta: F 375; Foto: Gilberto Alves/CB/D.A Press
  • Francisco Pinheiro da Rocha, cirugião do presidente da República eleito pelo Colégio Eleitoral, Tancredo Neves, explica situação de Tancredo, no Hospital de Base de Brasília - HBB.
CB, Neg.: F 593; Pasta: NEVES, Tancredo;
CB, 18/03/1985. Primeiro caderno, p. 3;
    Francisco Pinheiro da Rocha, cirugião do presidente da República eleito pelo Colégio Eleitoral, Tancredo Neves, explica situação de Tancredo, no Hospital de Base de Brasília - HBB. CB, Neg.: F 593; Pasta: NEVES, Tancredo; CB, 18/03/1985. Primeiro caderno, p. 3; Foto: Gilberto Alves/CB/D.A Press
  • Crédito: F. Gualberto/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Saúde do novo presidente da República eleito pelo Colégio Eleitoral, Tancredo Neves. Dr. Renault Ribeiro.
CB, Neg.: F 593; Pasta: NEVES, Tancredo;
    Crédito: F. Gualberto/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Saúde do novo presidente da República eleito pelo Colégio Eleitoral, Tancredo Neves. Dr. Renault Ribeiro. CB, Neg.: F 593; Pasta: NEVES, Tancredo; Foto: F. Gualberto/CB/D.A Press
  • 1985. Crédito: Arquivo CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Pimenta da Veiga, Hélio Garcia, José Fragelli, Ulysses Guimarães, Aureliano Chaves, Mário Soares, Franco Montoro, Amaral Peixoto, Luis Viana Filho, Nelson Carneiro, Adriano de Oliveira e Paulo Pereira, na Embaixada de Portugal.
CB, 20/03/1985. Primeiro caderno, p. 23;
Localização no acervo físico: CB, Neg/Pasta: SN 5925;
    1985. Crédito: Arquivo CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Pimenta da Veiga, Hélio Garcia, José Fragelli, Ulysses Guimarães, Aureliano Chaves, Mário Soares, Franco Montoro, Amaral Peixoto, Luis Viana Filho, Nelson Carneiro, Adriano de Oliveira e Paulo Pereira, na Embaixada de Portugal. CB, 20/03/1985. Primeiro caderno, p. 23; Localização no acervo físico: CB, Neg/Pasta: SN 5925; Foto: Arquivo CB/D.A Press
  • 29/12/1983. Crédito: Givaldo Barbosa/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Ministro João Leitão de Abreu, com representação do Grêmio na Granja do Ipê.
Localização no acervo físico: CB, Neg.; F 5100; Pasta: F 5100;
    29/12/1983. Crédito: Givaldo Barbosa/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Ministro João Leitão de Abreu, com representação do Grêmio na Granja do Ipê. Localização no acervo físico: CB, Neg.; F 5100; Pasta: F 5100; Foto: Givaldo Barbosa/CB/D.A Press
Correio Braziliense
postado em 15/03/2025 04:10
x