Fraude no INSS

Ministro da Previdência visita Câmara para "abrir canais de informação" sobre proteção de idosos

Wolney Queiroz reuniu-se com o presidente da Comissão do Idoso, deputado Zé Silva, sobre ações integradas para garantir direitos da população idosa e fortalecer o combate às fraudes

"Vim colocar o Ministério da Previdência Social à disposição, especialmente porque a comissão tem debatido temas diretamente ligados à nossa pasta", disse ministro - (crédito: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados Fonte: Agência Câmara de Notícias)

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, esteve nesta terça-feira (6/5) na Câmara dos Deputados para uma visita institucional ao deputado federal Zé Silva (Solidariedade-MG), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. De acordo com o ministro, o encontro marcou o início de um diálogo direto entre a pasta e a Congresso, com foco na proteção dos direitos da população idosa, na prevenção de fraudes previdenciárias e no fortalecimento de políticas públicas voltadas ao envelhecimento com dignidade.

“Vim aqui visitar um grande amigo de muitos mandatos, o deputado Zé Silva, que hoje preside essa importante comissão voltada às pessoas idosas. Aproveitei para abrir todos os canais de informação e colocar o Ministério da Previdência Social à disposição, especialmente porque a comissão tem debatido temas diretamente ligados à nossa pasta”, afirmou o ministro, em um vídeo postado postado em sua rede social. Filiado ao PDT, Wolney foi deputado federal por Pernambuco, tendo exercido seis mandatos.


Durante a conversa, Zé Silva destacou que cerca de 16% da população brasileira é composta por pessoas idosas e que esse segmento precisa de atenção contínua e efetiva do Estado. Segundo o parlamentar, a comissão cumpre papel central na articulação de propostas legislativas, mas também atua no apoio a programas do Executivo voltados ao bem-estar da terceira idade.

“Quando fizemos o diagnóstico, vimos que é fundamental atuar nas fraudes que prejudicam aposentados e pensionistas. O desafio do ministro é ressarcir essas pessoas e garantir que tenham seus direitos assegurados”, apontou o deputado.

Ele também defendeu que a parceria entre a comissão e o ministério possa resultar em projetos de capacitação e inclusão digital voltados a idosos, especialmente no interior do país. “Vamos trabalhar com o coração, com responsabilidade, e construir uma agenda comum que tenha como centro a pessoa idosa”, completou.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

postado em 06/05/2025 14:45 / atualizado em 06/05/2025 14:48
x