“Tenho uma regra sagrada: não falamos sobre eles [filhos]. Se um dia eles tiverem um trabalho que enfrente o público, bem, eles terão que aprender a enfrentar isso. Mas agora são apenas crianças que protegemos”, disse a atriz.
Na mesma entrevista, a Penélope confessou que já quase adotou uma criança quando estava em uma viagem pela Índia. Ela e o ator Javier Bardem são casados desde 2010. Eles têm dois filhos juntos.
Penélope Cruz nasceu em 28 de abril de1974, em Alcobendas, a 13 km da capital Madrid, na Espanha.
Além de ser respeitada na Europa, Penélope Cruz alcançou fama mundial em filmes americanos de sucesso, contracenando com grandes nomes das telonas.
Penélope começou a carreira ainda jovem, aos 16 anos, mas não como atriz. Ela comandava um programa chamado 'La Quinta Marcha'.
Em 1992, começou a atuar, estreando no filme 'Jamón, jamón'. Aliás, foi ali que ela conheceu Javier Bardem, com quem viria a se casar anos mais tarde.
Penélope seguiu fazendo pequenos papéis em filmes espanhóis e italianos. Em 1997, começou a chamar atenção ao estrelar 'Abre los Ojos' e 'Carne Tremula', do prestigiado Pedro Almodóvar. Em 2001, emplacou papel em 'Vanilla Sky', ao lado de Tom Cruise.
Em 2006, ela alcançou reconhecimento da crítica e foi indicada a vários prêmios pelo papel de Raimunda no filme 'Volver', novamente de Pedro Almodóvar.
Em 2008, seu momento mais importante: indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo papel no filme 'Vicky Cristina Barcelona', dirigido por Woody Allen, mais uma vez ao lado de Javier Bardem.
Pelo papel, Penélope faturou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Ela foi a primeira atriz espanhola a receber o prêmio.
Curiosamente, Javier Bardem ganhou Oscar um ano antes, por seu trabalho em 'Onde os Fracos Não Têm Vez' (2007).
Outros filmes relevantes em que ela atuou foram 'Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas' (2011), 'Para Roma com Amor' (2012) e 'Assassinato no Expresso Oriente' (2017).
Em 2023, a atriz voltou aos holofotes com sua interpretação de Laura Ferrari, mulher de Enzo Ferrari, no filme 'Ferrari', de Michael Mann.
Na trama, que se a em 1956, Enzo Ferrari (Driver) está sob ameaça de falência e decide apostar tudo na Mille Miglia, uma famosa corrida automobilística de longa distância pela Itália.
Uma curiosidade é que, em uma entrevista, Penélope Cruz confessou que sofre da chamada amaxofobia, ou seja, tem medo de dirigir. Ela revelou que quando era criança, presenciou o atropelamento da irmã mais nova, o que se tornou um trauma.