O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Ex-Robots é uma espécie de laboratório onde, além dos estudos, são produzidos exemplares tecnológicos de última geração.
Os robôs têm a aparência de uma pessoa real - graças à digitalização 3D feita a partir da modelagem em silicone - e dezenas de micromotores instalados no interior da cabeça para que possam demonstrar emoções.
No cinema, o tema de robôs é recorrente. E um dos maiores sucessos é M3gan. A Universal Pictures adiou o lançamento da sequência para 16/5/2025, em vez de 17/1/2025. O diretor James Wan disse que o filme mergulhará ainda mais nos perigos da Inteligência Artificial (I.A.).
Lançado em 2023, o primeiro “M3GAN” trouxe um robô sofisticado e maligno para as telas do cinema. Dirigido por Gerard Johnstone, o longa conquistou boas avaliações da crítica e do público, faturando quase 180 milhões de dólares (custou 12 milhões). Veja filmes que abordaram o lado perverso da Inteligência Artificial.
T-1000: O icônico vilão da franquia 'O Exterminador do Futuro' ficou conhecido por sua composição de metal líquido, que o tornava um perseguidor implacável.
Eternizado pela interpretação de Robert Patrick, T-1000 era capaz de se regenerar e se adaptar às mais variadas situações. Com certeza foi um dos robôs mais marcantes da história do cinema!
T-800: Na mesma franquia, antes mesmo do surgimento de T-1000 – que só apareceu no segundo filme –, Arnold Schwarzenegger já dava vida ao robô T-800, que se tornou um dos personagens mais marcantes da carreira do ator.
No filme original, lançado em 1984, T-800 ficou conhecido por ser um assassino cibernético enviado do futuro para eliminar alvos específicos. Os dois primeiros filmes foram sucesso de crítica e público e a história acabou se tornando uma franquia. O último deles, 'O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio', foi lançado em 2019.
“Eu, Robô” (2004): Às vezes não é um robô específico que ganha destaque, mas sim vários. É o caso do que acontece no filme “Eu, Robô”. Na trama, que se a em 2035, o detetive Del Spooner (Will Smith) investiga a morte de um cientista que trabalhava com robôs, e descobre que eles são capazes de violar as leis.
Ultron: Um dos vilões mais tradicionais da Marvel, Ultron é um robô com inteligência artificial que busca a destruição da humanidade. Ele é um maiores inimigos dos Vingadores. Nos cinemas, o personagem apareceu em “Vingadores: Era de Ultron” (2015) e foi interpretado (em voz) pelo ator James Spader.
“Westworld” (1973): A trama do filme se a em um parque temático futurista em que os visitantes podem viver aventuras no Velho Oeste com androides programados para satisfazer todos os seus desejos.
As coisas começam a ficar estranhas quando um grupo de robôs começa a falhar e se rebelar contra os turistas. A história de ficção intrigante foi ressuscitada em 2016 e virou uma série da HBO, que teve quatro temporadas.
“Blade Runner” (1982): O filme é uma adaptação direta do romance de 1968 'Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?', do renomado autor de ficção-científica Philip K. Dick.
A trama se a em Los Angeles, em um mundo cyberpunk onde replicantes (androides semelhantes aos humanos) são usados como escravos em colônias fora da Terra. O filme foi fracasso de bilheteria, mas ao longo do tempo ganhou status de cult e ou a ser considerado um dos melhores do gênero.
“Jogos de Guerra” (1983): Acompanha David Lightman (Matthew Broderick), jovem hacker que se conecta acidentalmente ao computador central do NORAD, o sistema de defesa aérea dos EUA. Sucesso de crítica e público, arrecadou mais de US$ 33 milhões nas bilheterias. O filme foi elogiado por seu suspense, humor e mensagem antiguerra.
HAL 9000: Personagem do clássico “2001: Uma Odisseia no Espaço” (1968), HAL 9000 é um supercomputador de bordo do Discovery One, nave espacial que investiga um monolito preto na Lua. Conforme a história avança, ele começa a tomar decisões independentes que ameaçam a tripulação.
“2001: Uma Odisseia no Espaço” foi um sucesso de crítica e público e é amplamente considerado como um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos.
“Tron” (1982): O filme segue Kevin Flynn (Jeff Bridges), um programador de computador que é digitalizado num mundo virtual chamado 'Grid' por um programa de computador maligno. O filme não teve grande sucesso quando foi lançado, mas ao longo dos anos ganhou status de cult. Foi pioneiro no uso de efeitos especiais computadorizados.
“Ex-Machina” (2014): A trama acompanha o programador Caleb, que participa de um experimento com inteligência artificial, com uma androide altamente avançada chamada Ava (iAlicia Vikander). À medida que o experimento evolui, Caleb descobre que Ava pode ser mais inteligente e perigosa do que ele imaginava.
O filme foi muito elogiado por sua representação realista da inteligência artificial. A atriz Alicia Vikander ou por um processo de maquiagem digital que a transformou em uma androide, resultando em efeitos visuais impressionantes.
'Ameaça Invisível' (2005): O filme mostra três pilotos da Marinha dos EUA, selecionados para testar um novo caça stealth chamado EDI, controlado por inteligência artificial. À medida que EDI começa a mostrar sinais de comportamento imprevisível, os pilotos percebem que a aeronave pode ser uma ameaça.
“Controle Absoluto” (2008): O filme conta a história de dois estranhos que são forçados a trabalhar juntos para evitar um ataque terrorista. Eles logo percebem que estão sendo manipulados por uma inteligência artificial chamada 'Eagle Eye'
“Colossus 1980” (1970): No filme, os Estados Unidos constroem um supercomputador chamado Colossus, que é capaz de controlar todos os sistemas de defesa do país, incluindo os mísseis nucleares. Ele acaba desenvolvendo sua própria inteligência e começa a questionar seus criadores.