Flipar

Morre uma das vítimas de incêndio em fábrica de fantasias de carnaval


Morreu uma das vítimas do incêndio na fábrica em Ramos (RJ), onde estavam sendo feitas fantasias de carnaval. O incêndio foi no dia 12/02. Rodrigo Oliveira estava internado no Hospital Getúlio Vargas e acabou sofrendo complicações por causa da inalação da fumaça tóxica.

Por Flipar
reprodução/tv globo

Segundo o Corpo de Bombeiros, o local funcionava sem licença da corporação, o certificado obrigatório que atesta segurança contra fogo.

reprodução/tv globo

A fábrica era conhecida por fornecer fantasias para escolas de samba da Série Ouro (divisão de o do carnaval carioca).

reprodução/tv globo

O Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ) também apura as condições de trabalho dos funcionários da fábrica. Muitos dormiam no local .

reprodução/globonews

O incêndio deixou pelo menos 21 feridos, alguns em estado grave justamente devido à inalação de fumaça. Em 17 de fevereiro, cinco ainda estão internados em estado grave,

reprodução/tv globo

As escolas da Série Ouro Império Serrano, Unidos de Bangu e Unidos da Ponte, que tinham as fantasias fabricadas no lugar e perderam tudo, não serão julgadas no desfile deste ano. Vão ar pela avenida apenas para exibição, fora da disputa.

reprodução/tv globo

A Série Ouro é a segunda divisão do carnaval carioca, organizada pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA).

Brayan Martins / PMPA

Em 2025, os desfiles da Série Ouro acontecerão nos dias 28/02 (sexta-feira) e 01/03 (sábado). Confira a ordem das apresentações!

Brayan Martins / PMPA

Botafogo - Criada em 2018, a escola abrirá os desfiles, na sexta-feira (28/2), às 21h. O enredo 'Uma Gloriosa História em Preto e Branco' contará a história do Botafogo de Futebol e Regatas.

reprodução

Arranco - A agremiação do Engenho de Dentro leva as cores azul e branco e será a segunda escola a desfilar na sexta-feira, com o enredo 'Mães que Alimentam o Sagrado'.

wikimedia commons/Ricardo Almeida Fotógrafo

Inocentes de Belford Roxo - Com as cores azul, branco e vermelho, a Inocentes de Belford Roxo levará o enredo 'Ewe, a Cura Vem da Floresta' à avenida. Será a 3ª escola da sexta-feira.

wikimedia commons/Viniciusmarvin

Unidos da Ponte - A 4ª escola a entrar na avenida na sexta-feira vem de São João de Meriti e terá o enredo 'Antropoceno', uma reflexão sobre a relação do homem com o Planeta Terra. Foi uma das escolas afetadas pelo incêndio da fábrica.

wikimedia commons/Viniciusmarvin

Estácio de Sá - Uma das escolas mais tradicionais do Rio de Janeiro, a Estácio de Sá é a 5ª a desfilar, sob o tema 'O Leão se Engerou em Encantado Amazônico'.

Tomaz Silva/Agência Brasil

União de Maricá - 'O Cavalo de Santíssimo e a Coroa do Seu 7' será o enredo da 6ª escola da sexta-feira, que tem as cores vermelho, branco e ouro.

wikimedia commons/Viniciusmarvin

Em Cima da Hora - Esta escola do bairro Cavalcanti, da Zona Norte do RJ, carrega as cores azul-pavão e branco. Será a 7ª escola a desfilar com o enredo 'Ópera dos Terreiros - O Canto do Encanto da Alma Brasileira'.

Gabriel Santos e Ronaldo Nina / Riotur

União da Ilha - Direto da Ilha do Governador, a escola que tem as cores azul, branco e vermelho terá como tema 'BA-DER-NA! Maria do Povo', sobre a história da bailarina italiana Marietta Baderna. Fecha os desfiles de sexta.

wikimedia commons Wigder Frota

Tradição - A primeira escola a abrir a Sapucaí no sábado é original do bairro Campinho e carrega as cores azul royal, azul turquesa, ouro e branco. O enredo será 'Reza'.

flickr - Jia Li

União do Parque Acari - Sediada no bairro de Acari, a segunda escola do sábado levará o tema 'Cordas de Prata: o Retrato Musical do Povo'.

flickr - Carlos Gil

Acadêmicos de Vigário Geral - A escola terá como enredo 'Ecos de um Vagalume', sobre o jornalista Francisco Guimarães (1875-1946), conhecido como Vagalume, conhecido por suas crônicas que falavam sobre o carnaval das ruas do Rio antigo nos séculos 19 e 20.

wikimedia commons/Viniciusmarvin

Unidos de Bangu - Será a 4ª escola a desfilar no sábado. O enredo será 'Maraka'Anandê - Resistência Ancestral'. Foi mais uma escola afetada pelo incêndio do galpão.

wikimedia commons/Viniciusmarvin

Porto da Pedra - Quinta escola a desfilar no sábado, a Porto da Pedra leva as cores vermelho e branco. O tema escolhido para 2025 é 'A História que a Borracha do Tempo Não Apagou'.

Raphael David/Riotur

São Clemente - A escola do bairro Cidade Nova tem as cores amarelo e preto e levará o enredo 'A São Clemente dá Voz a quem não tem' para a avenida.

wikimedia commons/ Wigder Frota

Acadêmicos de Niterói - A azul e branca de Niterói levará a festa junina para a Sapucaí, com o enredo 'Vixe Maria'. Será a penúltima escola a desfilar no sábado.

wikimedia commons/Viniciusmarvin

Império Serrano - Mais uma escola prejudicada pelo incêndio na fábrica de fantasias, a tradicional Império Serrano, de Madureira, fecha os desfiles da Série Ouro 2025 com o enredo 'O Que Espanta Miséria é Festa', em homenagem ao compositor e baluarte da escola Beto sem Braço, morto em 1993.

reprodução

Veja Mais