
Por Davi Cruz, Nathália Queiroz
Era para ser apenas uma missa em homenagem às mães, celebrada nas instalações do Ministério de Minas e Energia, em frente à Catedral Metropolitana de Brasília. Mas a celebração tornou-se um dia histórico para o padre Agenor Vieira e os fiéis que o acompanhavam naquele momento. De repente, o anúncio ecoou do fundo da sala: "Habemus Papam!". As orações foram interrompidas e, com um simples toque no celular, por meio de um aplicativo, o pároco acionou, à distância, os sinos da catedral para anunciar que a Igreja Católica tinha um novo papa, o Leão XIV.
- Cardeal Robert Prevost é o novo papa; nome escolhido é Leão XIV
- Leão XIV: o que escolha do nome diz sobre o novo papa
- Papa Leão XIV já criticou governo de Donald Trump
"Foi um momento de muita alegria. Concluí rapidamente a missa, dei a bênção final e, no mesmo instante, abri o aplicativo do meu celular com o controle dos sinos. Em seguida, eu corri aqui para a cúria e acompanhei junto com mais 70 funcionários a aparição do novo papa, que para nós foi uma surpresa e tanto", disse o padre Agenor ao Correio.
Segundo o pároco, a escolha foi uma surpresa para ele e todos ao seu redor. "Estava acompanhando a mídia com os currículos dos cardeais, mas o Espírito Santo nos trouxe essa agradável surpresa. Eu estava rezando para que fosse um brasileiro ou, então, um mais conhecido, como o Pietro Parolin, ou o meu bispo Dom Paulo César. Mas, após ele ser apresentado, nós o iramos e vimos que o rosto dele é muito agradável, muito sorridente e gostamos muito", declarou padre Agenor.
Fausta Mariana, 62, é de Tocantins e visitou a Catedral logo após o anúncio. Ela conta, aliviada, como foi ver a expressão de felicidade do papa. "Fiquei muito feliz quando vi a feição dele, todo sorridente". Ela revela que hoje, em suas orações, pediu para que Leão XIV seja aceito, assim como foi o papa Francisco.
A estudante Laura Camino, 17, conta, emocionada, que acompanhou todo o processo de escolha do novo papa e que ficou feliz com o resultado. "Desde o falecimento de Francisco, tínhamos a expectativa de que o novo papa seguisse a mesma linha do anterior, de continuar com as reformas e mudanças que foram tão importantes e abrangentes. Em geral, acho que ele fará um bom trabalho e continuará a progredir com as reformas na Igreja Católica", enfatizou.
Manoela Camino, 45, advogada, mãe de Laura, diz que imaginava outro resultado, mas espera que o sucessor de São Pedro faça um bom papado. "Não era o que estava esperando, pelo que vi, tinha um papa italiano cotado como favorito. Mas acredito que o papa norte-americano foi uma surpresa para todo o mundo. Torço para que ele siga essa linha das reformas que já vinham acontecendo e que tenha essa postura mais simples que Francisco tinha", acrescentou.
Para os fiéis, Leão XIV surge como uma promessa de continuidade e renovação, e para Lucas Moretto, 29, a expectativa é de que a trajetória seja próspera como a de Francisco. "Espero que ele tenha o mesmo perfil, pacífico, aberto às culturas e tradições e não seja impositivo. São muitas crenças, e nosso último papa era muito aberto a isso."
Impressões
Para o bispo-auxiliar de Brasília, Dom Denilson, a escolha foi precisa e muito bem recebida. "É, certamente, uma das pessoas mais preparadas para guiar a Igreja."
Natural dos Estados Unidos, Leão XIV construiu uma trajetória marcada por uma forte atuação missionária no Peru e formação na tradição agostiniana. "Ele está ligado a uma congregação que tem como fundador Santo Agostinho. Portanto, é uma pessoa que traz a tradição da Igreja no coração da sua formação. E, ao mesmo tempo, é um homem missionário," avaliou
Dom Denilson ressalta que Leão XIV teve a oportunidade de conhecer muitas nações e realidades da Igreja ao redor do mundo. "Ele esteve à frente de todas as nomeações episcopais dos últimos três anos, o que mostra como ele conhece muito bem o episcopado no mundo todo."
Mesmo falando em italiano durante seu primeiro discurso, o pontífice Leão XIV transmitiu com clareza uma mensagem que tocou o coração de fiéis pelo mundo todo. E, para Dom Denilson, suas palavras deixaram claras uma conexão com o legado de Francisco: "Ele citou a sinodalidade, a missão, e começou dizendo: 'A paz esteja convosco'. Há continuidade ao legado do papa Francisco, mas ele dará originalidade."
Ainda que o novo papa não tenha revelado o motivo da escolha do nome Leão XIV, o bispo arrisca uma leitura histórica. "Se nós colocamos uma linha histórica, Leão XIII foi o papa da Rerum Novarum, aquele que abriu a Igreja para a reflexão das questões sociais".
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Próximos os
O pároco revelou os próximos os da arquidiocese após o anúncio do novo pontífice. "Vamos aguardar a chegada do nosso bispo Dom Paulo César, que é também cardeal e estava no conclave. Ele deve chegar já nos próximos dias. Certamente teremos uma missa em ação de graças pela escolha do novo papa", explicou.
Saiba Mais