CONTAMINAÇÃO

Cisne negro testa positivo para gripe aviária em Minas Gerais

Um dos 169 casos confirmados da doença no Brasil, foi no animal silvestre localizado em Mateus Leme, Região Metropolitana de Belo Horizonte

Contaminação, em Mateus Leme, de um cisne negro por gripe aviaria faz governo decretar estado de emergência sanitária -  (crédito: Canva)
Contaminação, em Mateus Leme, de um cisne negro por gripe aviaria faz governo decretar estado de emergência sanitária - (crédito: Canva)

Um dos 169 casos confirmados de gripe aviária no Brasil foi registrado em Mateus Leme, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Um cisne negro silvestre testou positivo para a doença, conforme os registros mantidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), como a doença que afeta aves é cientificamente conhecida.

Mateus Leme fica a cerca de 20 quilômetros de Pará de Minas, um dos principais polos produtivos de aves do estado.

Em função dessa confirmação, o governo de Minas decretou nesta terça-feira (27/05) situação de emergência sanitária animal em todo o estado.

A contaminação de um ganso e de um pavão , também em Mateus Leme, foi investigada, mas não confirmada. A prefeitura de Mateus Leme foi procurada e informou que vai soltar uma nota logo mais.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

 

AM
postado em 27/05/2025 14:39 / atualizado em 27/05/2025 14:50
x